Spread the love

Com presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e a Presidente da Embrapa, Juliana Massurha, aconteceu no último sábado, 4, em São Sebastião da Grama, SP, a cerimônia de premiação do 3º Concurso do Terroir da Região Vulcânica, com o anúncio dos melhores cafés produzidos em solos vulcânicos.

O evento foi realizado em conjunto com a Expo Grama, na Praça do Café, em São Sebastião da Grama e contou com diversas atrações na programação como shows com artistas locais, feira agropecuária e de artesanato, espaço gastronômico, além de exposição, cupping e degustação de marcas de cafés especiais.

As festividades aconteceram na programação de aniversário da cidade, que comemorou 152 anos. Ao final do dia foram apresentados os 10 melhores cafés de cada categoria, sendo o natural e cereja descascado.

O Ministro destacou que sua pasta está de portas abertas para apoiar a iniciativa, principalmente pela busca de organização da cadeia produtiva e da valorização dos produtos da agricultura familiar, sendo a região vulcânica uma referência em governança de arranjos produtivos locais.

Para Marco Sanches, presidente da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, o evento celebrou um ano de muito trabalho dos associados na busca pela produção de cafés especiais. “Agradecemos a acolhida em São Sebastião da Grama e todo o empenho e esforço da prefeitura, da Associação do Vale da Grama, dos apoiadores, patrocinadores e, principalmente, dos produtores. Comemoramos um ano de muito destaque para a região vulcânica, sendo inclusive reconhecida em concursos municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais, o que mostra que nossa região realmente tem um terroir diferenciado. Ter no nosso evento, a presença do Ministro Paulo Teixeira e da presidente da Embrapa, nos mostra que estamos no caminho certo e certamente com esse apoio poderemos impactar e desenvolver ainda mais a agricultura de nossa região”, disse Sanches.

A presidente da Embrapa, destacou que a empresa tem presença na pesquisa para a cafeicultura e que estar na cerimônia de premiação é um motivo de orgulho por ver como a cafeicultura da região está moderna e atuante.

Por fim, o prefeito de São Sebastião da Grama, José Francisco Martha, parabenizou todos os produtores participantes, agradeceu a presença de representantes dos municípios da região em comemorar o aniversário da cidade e poder premiar os produtores, locais, campeões no concurso regional.

Confira abaixo a lista dos vencedores:

CATEGORIA NATURAL

NOME                                                                            MUNICÍPIO                                     PONTUAÇÃO

HOMERO TEIXEIRA DE MACEDO JUNIOR              SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA        87,38

AGRO FONTE ALTA                                                      CAMPESTRE                                     86,6

ELIANDRO ZANETTI                                                     POÇOS DE CALDAS                         86,5

ROBERTA DA SILVA BAZILLI                                      CACONDE                                         85,25

ARNALDO ALVES VIEIRA                                            SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA        85

PATRICIA GUERRA MOREIRA MENDONÇA            SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA        84,75

JUCEMAR ALVES MOREIRA                                       CABO VERDE                                   84,65

SINVAL ROSA FRANCO                                               BANDEIRA DO SUL                         84,63

LUIZ AUGUSTO DEZENA DA SILVA                           AGUAS DA PRATA                          84,45

MANASSÉS SAMPAIO DIAS                                       DIVINOLANDIA                               84,35

CATEGORIA CEREJA DESCASCADO

NOME                                                                            MUNICÍPIO                                     PONTUAÇÃO

FAZENDA SERTÃOZINHO                                            SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA        87,2

ROBERTA DA SILVA BAZILLI                                       CACONDE                                         84,9

AGRO FONTE ALTA                                                     CAMPESTRE                                     84,85

LUCIA MARIA DA SILVA DIAS                                     SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA        84,25

ABLANDINO SATURNINO DE SOUZA                       CAMPESTRE                                     83,2

ICATU AGROPECUÁRIA                                              POÇOS DE CALDAS                         82,9

HOMERO TEIXEIRA DE MACEDO JUNIOR              SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA        82,75

PATRICIA GUERRA MOREIRA MENDONÇA            SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA        82,7

ELIANDRO ZANETTI                                                     POÇOS DE CALDAS                         82,05

RAFAEL JOSÉ TARAMELLI                                           SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA        81,95

A REGIÃO

A Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica é a detentora da marca coletiva da Região Vulcânica, que abrange 12 municípios na divisa entre dos estados de Minas Gerais e São Paulo. São eles: Aguas da Prata, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caconde, Caldas, Campestre, Divinolândia, Ibitiura de Minas, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama.

O CONCURSO

O 3º Concurso do Terroir da Região Vulcânica é realizado pela Associação dos Produtores de Cafés da Região Vulcânica, Prefeitura de São Sebastião da Grama, Associação do Vale da Grama, Sebrae MG e Sebrae SP, IF SuldeMinas, FAESP/SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais de São Sebastião da Grama, Café Poços e Emater.

Tem patrocínios do Sicredi, Café Caldense, Bourbon Specialty Coffees, Gama Fertilizantes, Cooperativa Agripoços, SMC Specialty Coffees, Saúde Prevent, Torradores Atilla, SafeTrace, Café Vulcão de Minas, no Barretos Country Park & Resort, Foto Drones, PMAX Energia, ótica DiVeneza, GR Group e Koar.

ASCOM Concurso do Terroir da Região Vulcânica

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version