Uma matéria feita pelo portal G1 Campinas, denunciou que diversas cidades do interior de São Paulo e, somente Poços de Caldas, de Minas Gerais, estão encaminhando moradores em situação de rua para Campinas.
De acordo com o portal, em um dos casos identificados pela prefeitura da maior cidade do interior paulista, por exemplo, um morador apresentou uma folha com uma relação de municípios e órgãos onde buscar atendimento. Não é possível identificar, porém, o responsável pela elaboração do roteiro.
Nos vídeos divulgados pela Prefeitura de Campinas (SP) mostram os relatos de moradores em situação de rua enviados à metrópole por, pelo menos, outros oito municípios. O “roteiro” para chegar à cidade incluía até um percurso predefinido. Foram identificadas situações envolvendo moradores transportados pelas prefeituras das seguintes cidades:
- Bauru (SP)
- Bragança Paulista (SP)
- Hortolândia (SP)
- Jaguariúna (SP)
- Limeira (SP)
- Poços de Caldas (MG)
- Serra Negra (SP)
- Valinhos (SP)
A prefeitura informou que todos os casos identificados foram enviados ao Ministério Público (MP-SP) para avaliação. Além disso, disse que haverá um “esforço maior” para mapear outras cidades que também tenham enviado moradores à metrópole.
“As situações variam um pouco de cidade para cidade, mas, basicamente, há um ponto em comum que, efetivamente, ou a cidade de origem destina a pessoa em situação de rua para cá, como último ponto aqui, ou ilude essa pessoa em situação de rua, como se aqui fosse um ponto de distribuição, dizendo que Campinas iria, então, fornecer a passagem para outro trecho”, destaca o secretário de Justiça de Campinas, Peter Panutto.
Em um dos relatos, um morador em situação de rua diz ter como origem Bragança Paulista. “A Assistência Social me mandou para cá, só que o meu destino era Casa Branca (SP). Ela falou que aqui eu conseguiria passagem gratuita para Casa Branca. Estou sem nada de roupa, sem alimentação, sem dinheiro para comer, para passagem, para nada”.
Outro caso semelhante é de uma pessoa oriunda de Poços de Caldas, em Minas Gerais. “Estava em Poços de Caldas a trabalho, a Assistência Social mandou nós para Campinas e falou que daqui ia dar êxito para irmos embora. Chegou aqui em Campinas, estou preocupado porque não sou aqui da cidade”, lamenta.
O G1 entrou em contato com todas as prefeituras citadas na reportagem, porém a de Poços de Caldas não respondeu. Matéria completa no link abaixo.
Notícias de Poços de Caldas, Região, do Brasil e do Mundo, de forma moderada e autêntica.
O Autêntica Mídia te deixa informado sem te encher de notificações e imagens.
Não tenha a preocupação de receber algum conteúdo impróprio, nossos administradores fazem as publicações e estão atentos.
💬VENHA PARA O GRUPO DO AUTÊNTICA MÍDIA NO WHATSAPP💬
https://chat.whatsapp.com/Iwj35y6YHbk8uC0yZKrjc8
FONTE: G1 CAMPINAS