Spread the love

No início desta semana, 11 crianças e três servidoras tiveram problemas de saúde após pombos serem encontrados mortos em caixa d’água do Centro de Educação Infantil Padre Daniel Patrick Meehan, no bairro Dom Bosco, zona leste de Poços. Devido ao problema, a prefeitura emitiu uma nota oficial, em seu site, explicando que a água do estabelecimento, agora, está boa para consumo.

As reclamações de que a água fornecida a CEI começaram a surgir nas redes sociais, quando alguns perceberam que os filhos começaram a passar mal. Servidoras da escola, perceberam o mau-cheiro e alteração no gosto da água e, a responsável pelo local, contratou uma empresa, que identificou os pombos mortos e realizou a limpeza da caixa d’água.

Após o ocorrido, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da prefeitura de Poços de Caldas, emitiu uma nota explicando sobre medidas tomadas. Veja abaixo:

A Prefeitura informa que a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental realizou coleta de amostras de água no Centro de Educação Infantil Municipal Padre Daniel Patrick Meehan, no bairro Dom Bosco, para análise dos parâmetros de cloro residual livre, turbidez, flúor, coliformes totais e Escherichia Coli e os resultados das análises apontaram que a água se encontra própria para o consumo.

A coleta foi realizada em dez pontos diferentes da unidade, sendo dois pontos antes do reservatório de água, para verificação da qualidade da água distribuída pelo DMAE e oito pontos de consumo após a reservação, para verificação se a água consumida atende aos padrões de potabilidade preconizadas na Portaria no 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Os resultados das análises apontaram que água se encontra própria para o consumo, demonstrando que a limpeza do reservatório de água realizada pela unidade surtiu efeito. A unidade deve adotar um cronograma de limpeza do reservatório de água, para o procedimento ser realizado a cada seis meses.

As medidas cabíveis por parte do Departamento de Saúde Coletiva, através das Divisões de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Saúde Ambiental, foram adotadas e as equipes seguirão acompanhando o caso com vistorias posteriores para verificação das adequações necessárias e monitoramento da qualidade da água da unidade com novas coletas para análise.

Cabe ressaltar, ainda, que a equipe gestora do Centro de Educação Infantil Municipal Padre Daniel Patrick Meehan tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e servidores. Foi realizada a limpeza completa do reservatório de água por uma empresa privada, garantindo a higienização adequada das instalações. A Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas também efetuou intervenções na unidade, contribuindo para a segurança estrutural do ambiente educacional.

Notícias de Poços de Caldas, Região, do Brasil e do Mundo, de forma moderada e autêntica.
O Autêntica Mídia te deixa informado sem te encher de notificação e imagens.
Não tenha a preocupação de receber algum conteúdo impróprio, nossos administradores fazem as publicações e estão atentos.
💬Compartilhe nosso canal com familiares e amigos 💬 https://whatsapp.com/channel/0029Va4Tq1XHAdNXasqyAP0j

TEXTO/FOTOS — ASCOM PREFEITURA POÇOS DE CALDAS

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version