Spread the love

Com a presença das paratletas medalhistas dos Jogos paralímpicos Giovanna Boscolo medalha de Bronze no lançamento de club nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e Maria Carolina Santiago, Ouro nos 50m livre, 100m livre e 100m costas, além da prata nos 100m peito e no revezamento 4x100m livre 49 pontos, nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a Ferrero promoveu nesse sábado 14/12 uma manhã de muita diversão no CIDEP (Centro Integrado de Desenvolvimento do esporte Paralimpíco).

O projeto internacional Kinder joy of moving de responsabilidade Social do Grupo Ferrero tem por objetivo criar importantes momentos de alegria às crianças e às famílias ao redor do mundo. A empresa atua no Brasil há mais de trinta anos e a fábrica instalada em Poços de Caldas há 27 anos. “Desde 2018 implementa o programa Kinder of moving aqui em poços de Caldas, 100% da rede Municipal já passou pelo Programa e já utiliza a metodologia joy of moving, que é um programa de responsabilidade social para resgatar a alegria e o prazer de movimento nas crianças”. Explica o Diretor de assuntos institucionais Fernando Careli.

O evento contou com participação de assistidos das entidades locais, atletas do CIDEP, comunidade e autoridades, dentre elas, o Vice-prefeito Júlio de Freitas, o prefeito Sérgio Azevedo, o secretário de Obras Damião e o Vereador Welington Paulista. Todos puderam participar das atividades, interagindo com as paratletas olímpicas, que esbanjaram simpatia e contaram um pouco das suas trajetórias no esporte, sobre as suas deficiências e força de vontade em jamais desistir dos seus sonhos.

Giovanna Boscolo destaca a importância dos projetos de responsabilidade sociais das empresas, que para ela muda o mundo e é gigantesca a importância dessas empresas investirem nessa área como o exemplo da Kinder Joy of Moving. “O movimento paraolímpico vem crescendo a inclusão a conscientização das pessoas com deficiências, eu acho que isso é o futuro, muito importante para nós sentir parte da sociedade, através de eventos assim, de atitudes assim, que a gente muda o futuro. ”

Maria Carolina Santiago, além de sua história de vida inspiradora afirma que “fica muito feliz em participar de uma iniciativa como essa, um projeto como esse, colocada por uma empresa tão importante, juntamente com o CIDEP, Ferrero e CIDEP de Poços, tem um poder muito grande de crescer a sociedade com valores melhores”. Permitir que as crianças de movimentem com alegria e habilidades para se descobrirem do esporte, ou para o que escolherem para a vida, com valores dos programas. Destaca o papel importante das famílias para esse suporte. Além dos treinamentos, o tratamento psicológico é marca muito grande para ela como atleta de alto rendimento. “Eu confesso que quando dei prioridade a partir do meu primeiro campeonato mundial, ao treinamento psicológico, mudei muito como atleta, me tornei uma atleta de alto rendimento. ” E ainda ressalta da importância para todas as pessoas, não só para os atletas de alto rendimento, para resolverem questões, se autoconhecerem e serem pessoas melhores vivendo nessa sociedade.

O presidente do CIDEP Leonardo Souza, o Léo carinhosamente conhecidos por todos, destaca“ o CIDEP vem em sempre com uma proposta de criar oportunidades para as pessoas com deficiência, ter acesso ao esporte, lazer, qualidade de vida, saúde, algo que a gente trabalha o acesso às práticas esportivas que vai levar eles talvez para o alto rendimento”. Esse é um projeto que se vê inclusão, na prática, onde participam pessoas sem ou com deficiência. Para isso é muito importante essa parceria com a Ferrero e poder público para fortalecer e estruturar para oferecer mais atividades para a população. Além das crianças, jovens atendidos, o projeto oferece aulas de hidroginásticas para as mães, família uma maneira de cuidar de quem cuida. “Encontramos uma forma de acolher as famílias, através das atividades desenvolvidas. Um projeto-piloto que pretendemos ampliar essas atividades para que cada vez mais, não somente a pessoa com deficiências, mas sua família seja cuidada com qualidade de vida e saúde. ” O Leo deixou um convite para que todos possam conhecer de perto o trabalho do CIDEP e somar forças.

Outro grande incentivador e lutador pelo projeto de inclusão da pessoa com deficiência é Eraldo Sandy dos Santos, coordenador do CIDEP, que fez questão de agradecer a todos os voluntários, professores e participante que prestigiaram o evento. “ Essa festa sensacional iniciou-se em meados de 2000, 2001 são 25 anos fazendo com que os objetivos das pessoas com deficiência possam vivenciar o esporte, possam sair do sedentarismo, praticar um esporte participar do goalball, vôlei sentado, atletismo, natação, o CIDEP existe para isso, se movimentar como muita alegria. ” Essa importante ação da Ferrero traz essa interação das pessoas com ou sem deficiência. Para quem não conhece o CIDEP fica localizado Avenida Dirce Pereira Rosa, nº 540Jardim Esperança (Antigo SESI) e treina atletas que já trouxeram muitas medalhas para Poços de Caldas, é um projeto em parceria com a prefeitura municipal de Poços de Caldas e secretaria de esportes. A semana passada o CIDEP foi reconhecido como referência nacional em gestão e desenvolvimento paradesportivo em evento nacional sobre paradesporto, preparando o Futuro dos Clubes Paralímpicos e Paradesportivos, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), reuniu lideranças, especialistas, atletas e representantes governamentais para discutir estratégias inovadoras e fortalecer a base do esporte inclusivo no país em Brasília–DF.

Na piscina os atletas do CIDEP puderam participar de atividades com a nadadora Paralimpica, Maria Carolina Santiago.

Fotos: Ciça Opípari

https://www.kinder.com/br/pt/kinder-joy-of-moving https://www.cidep.org.br/index.html

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version