Spread the love

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira, 13, um novo aviso prolongando até sexta-feira, 17, o alerta vermelho para a onda de calor que atinge praticamente todo o país, principalmente, as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Poços, que nesta segunda-feira, 13, chegou a registrar 34°C, por na parte da tarde, tem previsão de chegar na casa dos 36°C, segundo o instituto.

O panorama atual é de grande perigo para a saúde das pessoas, uma vez que as temperaturas estão pelo menos 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias.

A meteorologista do Inmet Márcia Seabra destaca que o nível atual já é o máximo praticado pelo instituto no que se refere ao calor. O primeiro é o amarelo, o segundo, laranja, e o terceiro, o vermelho. O aviso é válido para todo o Brasil.

“Pelo menos até sexta-feira esse panorama vai se manter. A partir de sábado já existe uma situação de mudança do tempo com a chegada em algumas regiões de uma mudança atmosférica que estamos acompanhando, mas pode ser que a onda de calor ainda permaneça”, diz Seabra.

A área em que vale o alerta vermelho engloba todo o centro do país, ficando sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, para também alcançando parte das demais. Grande parte do Nordeste continua em alerta amarelo, assim como o Acre e parte do Amazonas. Já os estados do Sul estão em alerta laranja.

FONTE: ESTADO DE MINAS/ FOLHA PRESS/ INMET

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version