Spread the love

Desde a meia-noite desta quarta-feira, 8, o pedágio localizado MGC-146 antiga BR-146, no km 117,3 — 622,8, entre Poços de Caldas e Andradas, começou a funcionar em formato educativo para preparação e divulgação aos usuários. Segundo a concessionária EPR Sul de Minas, a partir de zero hora do dia 18 de novembro, terá início a operação, efetiva, da praça de pedágio. O valor da tarifa básica praticado em todas as praças é de R$9,20.

Os usuários terão o sistema de Desconto Único Frequente (DUF), mecanismo de descontos progressivos, disponibilizado para condutores de veículos leves, que optarem pela passagem na via automática com TAG. Na primeira passagem pelo pedágio será cobrado o valor integral da tarifa e a partir da segunda passagem pela mesma praça e no mesmo sentido o desconto já será aplicado.

O abatimento do valor da tarifa é realizado até a 30ª passagem, no intervalo de um mês. No período subsequente, o ciclo de descontos retorna do início.  A tabela com os descontos e operadoras de pagamento automático estão disponíveis no site www.eprsuldeminas.com.br. Além do DUF, estará disponível aos usuários as formas de pagamento via cartão de crédito ou débito, vale pedágio e dinheiro.

Orientações aos usuários

Os usuários devem ficar atentos a algumas dicas para trafegarem de maneira ágil e segura pelas praças de pedágio. A EPR Sul de Minas reforça a importância do respeito à sinalização, como na velocidade máxima permitida na praça de pedágio (40 km/h) e da distância de segurança que deve ser respeitada entre os veículos (30 metros).

Pedágio passará ter cobrança em novembro.

Os motoristas devem ficar atentos à sinalização para usarem as pistas adequadas na praça de pedágio. Exemplo disso são as faixas exclusivas para pagamento automático, que estão acessíveis àqueles que já possuem o dispositivo eletrônico instalado no veículo. Lembrando que, para que a leitura da TAG não fique prejudicada, é necessário respeitar a sinalização indicada na praça sobre velocidade permitida e distância do veículo à frente, além de garantir que o dispositivo eletrônico tenha sido instalado de maneira correta.

No caso do pagamento direto, é recomendável que os usuários tenham o dinheiro separado antes de chegarem às cabines de cobrança, agilizando o atendimento e evita retenções.

Localização das praças de pedágio e funcionamento

PP 01 – BR – 459 – Caldas – km 40,5

PP 02 – BR – 459 – Senador José Bento – km 80,9

PP 03 – BR – 459 – Santa Rita do Sapucaí – km 117,3

PP 04 – MGC – 146 – Poços de Caldas – km 622,8

Em caso de dúvidas ou para solicitação de atendimento médico ou mecânico, os usuários da rodovia devem ligar para o telefone 0800 290 0459. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas e todos os dias.

Problemas nos pedágios da BR-459

No dia 9 de outubro, a BR-459, passou a contar com três praças de pedágio localizadas na BR-459 — no km 117,3 — Santa Rita do Sapucaí, km 40,5 — Caldas e km 80,9 — em Senador José Bento e todos no valor de R$9,20.

Porém, não só o valor, a demora na cobrança e problemas no momento de passar pelo pedágio foram alvos de muita reclamação dos motoristas nos primeiros dias de funcionamento das praças de pedágios. Nas redes sociais, as imagens mostram fila de veículos perto das três praças de cobranças e, descontentes, com a demora e falta de informação e respaldo da concessionária, os motoristas estão realizando buzinaço e alguns chegam a descer do carro.

O descontamento foi tanto que virou alvo de pedido de informações do Ministério Público de Santa Rita do Sapucaí, requerimento na Câmara Municipal de Caldas e de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o que acarretou na visita de deputados estaduais e na possível criação de uma agência reguladora.

ASCOM EPR SUL DE MINAS

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version