De acordo com os órgão especializados em aferição do clima no Brasil, Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) e MetSul Meteorologia (MetSul), o país passará por uma forte onda de calor nós próximos dias, registrando temperatura acima de 40°C e clima seco. Em Poços de Caldas não será diferente. Mesmo, cercado de montanhas, a cidade poderá ter calor intenso.
Segundo os especialistas, Poços, deve registar durante a semana mínima de 10°C, durante à noite, e a máxima podendo chegar aos 35°C, de tarde. Com previsão de clima muito seco, alta radiação de raios UVs e algumas pancadas fortes de chuvas. O que requer cuidado dobrado com a hidratação, aplicação de protetor solar e se abrigar em locais seguros em caso de tempestades.
Conforme a MetSul, uma massa de ar extremamente quente cobrirá o país, aumentando as temperaturas já no começo desta semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. A partir da segunda (18) metade da semana, ainda conforme a entidade, a massa de ar deverá se reforçar ainda mais e causar “temperaturas atipicamente elevadas”.
Em Minas, as regiões que deverão ser as mais afetadas pelo calor extremo, com temperaturas máximas superando os 40°C, serão o Triângulo e o Noroeste do Estado. “O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem”, completa.
BOLHA DE CALOR TRARÁ CALOR EXCEPCIONAL
Uma bolha de calor, que se denomina também de domo ou cúpula de calor (em inglês é chamada de heat dome) ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, com ar descendente (subsidência). Isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar. Em suma, uma cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo, assim como uma tampa em uma panela. Esta bolha de calor atual vai estar com seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil.