Spread the love

Entre os dias 22 e 26 de janeiro, os Agentes de Endemias da secretaria de Saúde percorreram 3.919 imóveis de diversos pontos da cidade, para a realização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti ( LIRAa), transmissor de dengue, zika e chikungunya.

No geral, o índice de infestação predial no município ficou em 3,3%, representando situação de alerta é médio risco para ocorrência de epidemia de dengue e outras arboviroses. Das 7 regiões pesquisadas, 1 foi classificada com baixo risco (região central), 3 com médio risco (Centro-leste, centro-sul e oeste) e 2 com alto risco (sul e leste).

Do total dos imóveis visitados, foram encontrados 143 focos positivos do mosquito Aedes aegypti em 106 imóveis. Deste total, apenas 5 focos foram encontrados em terrenos baldios, o que significa que 95,3% dos focos foram encontrados em residências.

Outro dado importante evidenciado pela pesquisa é que 45,5% dos focos são classificados como depósitos de água móveis (vasos de plantas, frascos plásticos, pingadeiras, recipientes de degelo de geladeiras, bebedouros de animais, entre outros), e 37,8% depósitos de água passíveis de remoção (pneus, lixo, sucatas, entulhos, entre outros). Ou seja, a grande maioria dos focos (83,3%) são de fácil eliminação ou remoção.

Estes resultados nos mostra que o combate ao Aedes aegypti necessita de um esforço coletivo, entre o poder público, multissetorialmente, e a população, pois com medidas simples e rápidas no nosso dia a dia conseguimos reduzir a infestação do mosquito em nosso município.

Nos próximos dias, a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, através da equipe de agentes de combate às endemias, realizará diversas ações de mobilização social e educação em saúde e intensificação de visitas domiciliares nas regiões de maior risco. Além dos trabalhos de rotina, como visitas em pontos estratégicos (ferros-velhos, cemitério, depósitos de sucatas, entre outros), pesquisa vetorial especial nas localidades com casos suspeitos e bloqueio de transmissão nas localidades com casos confirmados.

Notícias de Poços de Caldas, Região, do Brasil e do Mundo, de forma moderada e autêntica.
O Autêntica Mídia te deixa informado sem te encher de notificação e imagens.
Não tenha a preocupação de receber algum conteúdo impróprio, nossos administradores fazem as publicações e estão atentos.
💬VENHA PARA O GRUPO DO AUTÊNTICA MÍDIA NO WHATSAPP💬
https://chat.whatsapp.com/Iwj35y6YHbk8uC0yZKrjc8

FONTE/FOTOS — ASCOM PREFEITURA DE POÇOS DE CALDAS

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version