Spread the love

Durante toda tarde desta terça-feira, 2, foi realizado na rua São Paulo, no centro de Poços de Caldas, uma ação de conscientização ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa teve a idealização do Instituto A de Apoio, Acolhimento, Amor e Autismo, instituição voltada para a atenção e cuidados com crianças, adolescentes, pessoas e familiares com autismo e reuniu centena de pessoas. 

O autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo, informa a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo TEA.

Evento levou informação sobre o autismo.

Em Poços de Caldas, o Instituto A leva acolhimento e informação as famílias de pessoas autistas, buscando amenizar as dificuldades e barreiras que todas passam ao descobri um familiar com TEA. Hoje a instituição atende 85 famílias e cerca de 100 crianças e adultos com autismo. 

Camila Nogueira é idealizadora e coordenadora da entidade e fala da importância do 2 de abril, diante da sociedade. “Esta data é muito importante para trazer visibilidade para causa e é o dia de gritar bem alto, chamar atenção e parar o trânsito para mostrar quem são nossos meninos. É um momento de desmistificar e desromantizar o autismo e mostrar que é uma coisa realmente séria. Mais importante é que não precisa passar tudo sozinha e, sim, em uma rede”, relata.

Camila Nogueira é idealizadora e coordenadora da entidade e diz que a data é muito importante para trazer visibilidade para causa.

A coordenadora ainda salienta, que o não conhecimento sobre o autismo é a principal barreira hoje. “A falta de informação e o preconceito são as dificuldades mais dolorosas. Então, este evento, visa levar informação, pois o olhar tordo das pessoas nas ruas, machuca muito as mães e as próprias pessoas autistas. Um barulho alto, uma brincadeira, um ambiente podem incomodar e, às vezes, precisa de um lugar adaptado para se sentir bem. Eles têm direito a esses espaços e é a nossa dificuldade”, diz Camila, que complementa. “Hoje temos o Instituto A, sendo um centro de convivência e de acolhimento a essas famílias. Trazemos essas pessoas para perto, fazemos escutas, acolhimento e, além disso, temos um projeto de geração de renda para as mães”.

Durante a tarde do dia 2, centenzas de pessoas passaram pelo evento.

Recentemente o Instituto A, inaugurou sua nova sede, localizada na Rua Francisco Faria Lobato, 179, centro, é um espaço amplo e bem estruturado, projetado para atender às necessidades dos autista e suas famílias. O local tem oito salas, duas cozinhas, quatro banheiros e uma área externa toda adaptada para acolher as pessoas com TEA e seus familiares. 

INSTITUTO A – Siga no Instagram @institutoa.org

POR: ALEX SILVA/AUT. MÍDIA

Notícias de Poços de Caldas, Região, do Brasil e do Mundo, de forma moderada e autêntica.
O Autêntica Mídia te deixa informado sem te encher de notificações e imagens.
Não tenha a preocupação de receber algum conteúdo impróprio, nossos administradores fazem as publicações e estão atentos.
💬VENHA PARA O GRUPO DO AUTÊNTICA MÍDIA NO WHATSAPP💬
https://chat.whatsapp.com/Iwj35y6YHbk8uC0yZKrjc8

Share.
Leave A Reply

Exit mobile version