Nesta quarta-feira (4), véspera do Dia de São Benedito, haverá exibição gratuita do documentário “Festa de São Benedito – Um século de resistência”, produção audiovisual que reúne relatos sobre a manifestação cultural realizada há mais de 100 anos em Poços de Caldas. A sessão está marcada para 19h30min e será realizada no Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei.
O filme aborda assuntos como o início do mais antigo e popular festejo do município, a tradição dos Ternos de Congo e Grupos de Caiapós, a participação da mulher, a preservação do patrimônio material e imaterial, a continuidade e as próximas gerações.
Após a exibição do documentário, haverá bate-papo com a professora e historiadora Maria José de Souza (Tita) e a convidada Lucia Vera, Mestra da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura e bandeireira do Terno de Congo de São Benedito.
“Festa de São Benedito – Um século de resistência” foi viabilizado pelo Edital Culturas Populares do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, com direção de Juliano Silva, assistência de direção de Chiara Carvalho, entrevistas de Juliano Borges e produção audiovisual de Nando Assis.
A exibição e a circulação especial do documentário têm o patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura, e a realização de Juliano Silva Comunicação & Eventos e Carvalho Agência Cultural.
Serviço:
Exibição do documentário “Festa de São Benedito – Um século de resistência”
Quando: 4 de outubro, às 19h30
Onde: Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei (Av. Francisco Jesualdi, 84 – Jardim Novo Mundo)
Entrada gratuita
TEXTO/FOTO: ASCOM PREF. POÇOS