A conta de água em Poços de Caldas está mais cara a partir desta quarta-feira, 1°. O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas (Dmae), informou, através de seu site, que as medições feitas pelos leituristas a partir de novembro já serão efetuadas utilizando o novo índice de reajuste na tarifa que é referente a uma recomposição inflacionária.
O aumento é de 8,30%, porcentagem autorizada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb/MG) por meio da resolução 256/2023 e alegada por uma recomposição inflacionária. Conforme a nota no site do Dmae, a Arisb-MG, que as diretrizes nacionais do setor, mostram que a remuneração do serviço são para permitir geração dos recursos necessários para os investimentos, uma vez que o planejamento operacional dos serviços deve ser realizado de maneira racional, sustentável e fiscalmente responsável, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Dmae ainda reforça, que a recomposição das tarifas praticadas pelo departamento, é aplicado a todas as categorias e faixas de consumo, com base na necessidade de reassegurar o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia.