O Coletivo Educação de Poços de Caldas realizará na próxima terça-feira, 17, às 17h30, na frente da Câmara Municipal de Poços de Caldas, um ato público, pela paz nas escolas. A ação é uma resposta ao ataque a faca, que aconteceu no último dia 10, no Colégio Dom Bosco, que acabou na morte do aluno de 14 anos, Leonardo Willian Silva.
Na carta de convocação, para o evento, o Coletivo relata que está profundamente triste e preocupados diante do ataque ocorrido na Escola Dom Bosco. Porém, diferente do que foi dito, esse não foi uma caso isolado, já são pelo menos 26 casos de ataques violentos contra comunidades escolares, nos últimos anos, no Brasil.
E o mais grave: mesmo sendo uma questão complexa, ao menos parte desses ataques poderiam ser evitados se o poder público, gestores de redes de escolas e toda a sociedade tivessem se empenhado mais na tomada de medidas de prevenção.
No mês de abril deste ano, quando circularam ameaças de possíveis ataques às escolas de Poços de Caldas, o Conselho Municipal de Educação apresentou propostas para tratar a questão, porém, elas não foram acolhidas com a devida seriedade e não foram efetivadas realmente.
Assim, o Coletivo Educação de Poços de Caldas convida todos para um ato público, na porta da Câmara Municipal, terça-feira, 17 de outubro, às 17h30, para cobrarmos mais cuidado com nossas crianças e jovens.
Nossa tristeza, nossa indignação, não devem se limitar às redes sociais ou conversas privadas. Não podemos ser consumidos pela ansiedade e pelo medo. Precisamos demonstrar coragem e organização nas ruas para termos uma educação de qualidade e segura para todos.
Você mãe, pai, tio, prima, estudante, professora, amigo, enfim, toda sociedade, pode comparecer e contribuir para o combate à violência nas escolas e contra as escolas.
Traga sua mensagem, seu cartaz, seus sentimentos, suas ideias em defesa da paz nas escolas e some com o Coletivo Educação.