Com o intuito de oferecer mais segurança aos visitantes e colaboradores, a CITUR realizou esta semana três importantes ações preventivas em diferentes pontos. A primeira delas, foi a parceria realizada com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no sul de Minas, que concluiu o treinamento de salvamento em altura no Teleférico de Poços de Caldas.
A ação foi executada pela Primeira Companhia Independente de Poços de Caldas, que começou com uma visita técnica dos bombeiros, onde conheceram todo o sistema de funcionamento do equipamento e também previram as possíveis intervenções a serem realizadas naquele cenário. Coordenados pelo Tenente Tárcio, Sargento Filipe, Soldado Magalhães e Soldado Ferber, os militares executaram um simulado de salvamento de vítimas, capacitando-os para o atendimento em um cenário específico do município, com alta complexidade e com a intenção de se realizar o primeiro procedimento operacional padrão nacional para atendimento envolvendo teleféricos.
Ainda sobre a segurança no Teleférico, a CITUR adquiriu um equipamento gerador, prevenindo situações de paradas desnecessárias pela interrupção de energia elétrica. O local já contava com um equipamento para esta finalidade desde quando foi inaugurado em 1.974 e, embora esteja revisado e totalmente operacional, em casos de falta de energia sua ligação e entrada em funcionamento demorava em torno de cinco minutos.
Já o novo gerador, da marca Geraforte e potência de 260 KVA, vai atender toda a demanda do teleférico, entrando em funcionamento automático em apenas 10 segundos depois que o sistema constata a falta de eletricidade e não interrompe a operação, proporcionando mais conforto ao usuário além continuar fornecendo energia por mais de 4 horas.
Pensando também nos impactos ao meio ambiente, a CITUR, em sua decisão de compra, optou por um modelo com uma cabine especial, também chamada de “super silenciosa”, que em funcionamento não agride o entorno com ruído que possa causar incômodo às pessoas.
“Não estamos medindo esforços para investir cada vez mais na segurança em todos os âmbitos de atuação da CITUR e contemplando todos os públicos presentes nos espaços sob a nossa administração, realizando importantes parcerias, contratando empresas e adquirindo equipamentos que vão ao encontro desse objetivo preventivo”, declara Marcos Carvalho Dias – Presidente da Citur
Completando as ações de segurança nesta semana, a direção do Zoo da Aves, espaço que também faz parte do Grupo CITUR, ofereceu aos seus colaboradores um curso ministrado pela equipe da ATST – Assessoria Técnica em Segurança e Medicina do Trabalho com uma programação de três diferentes treinamentos para os funcionários, sendo o uso adequado de equipamentos de proteção individual – EPIs, previsto na Norma Regulamentadora (NR-6), treinamento do uso de máquinas e equipamentos (NR -12) e técnicas de trabalho em altura.
Em seu conteúdo programático, os participantes puderam aprender mais sobre as regulamentações, higienização, manutenção, identificação de riscos potenciais, além de instruções práticas das técnicas de uso. Finalizado o curso, os funcionários ainda receberam um certificado de participação.
“Nós estamos sempre atentos à segurança e esta ação teve como objetivo orientar, treinar e conscientizar nossos colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes através dos cuidados consigo mesmo e com os outros no seu ambiente de trabalho”, Ressalta Leticia – Diretora do Zoo da Aves.
Para o secretário de Turismo, Israel Pereira, no contexto do fluxo turístico crescente e da importância de fornecer experiências seguras e experimentadas para os visitantes, a Secretaria de Turismo reitera a relevância contínua das ações de segurança. “Nesse âmbito, a recente iniciativa liderada pela CITUR (Companhia de Turismo) destaca-se como um passo significativo na direção a um turismo mais seguro e é um investimento no bem-estar dos visitantes, na preservação do patrimônio e na confiança positiva do destino. Só por meio de esforços contínuos e colaborativos, como os exemplificados por esta iniciativa, é que o setor do turismo pode prosperar de maneira sustentável e responsável”, finaliza.