O evento, promovido pelas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social teve como objetivo promover a comunicação e o fortalecimento da rede SUS e SUAS do município, no atendimento a mulheres vítimas de violência. Foi um dia inteiro de discussões, que colocaram em pauta a necessidade de aprimorar a sequência dos atendimentos para garantir a integridade física e emocional das mulheres que sofrem violências e assegurar seus direitos e garantias.
Caldas é um dos municípios pioneiros nesta iniciativa de orientar e difundir entre os profissionais de acolhida da mulher, medidas que possam ser adotadas administrativa, judicial e humanamente, para combater e mesmo prevenir violências específicas.
Ficou reconhecida por todos os profissionais, palestrantes e participante, a necessidade de futuros desdobramentos deste seminário. Também de se aprimorar os protocolos e as estratégias que envolvem toda a rede de proteção às mulheres e de encaminhamento dos agressores, para as denúncias serem tratadas de forma mais objetiva, porém humanizada e que ofereça segurança às mulheres vítimas de violência.
Para fechar as ações do Agosto Lilás, em Caldas, haverá uma Caminhada pel paz, dia 31 de agosto, quinta-feira, com saída às 9h, da Praça da Prefeitura.