Uma nova frente fria avança forte sobre o Sul do país nesta quinta-feira com potencial para provocar temporais na Região Sul. Durante a tarde e a noite desta quinta-feira, com o calorão e a aproximação da frente fria, entram em alerta para temporais também o Mato Grosso do Sul, São Paulo, o centro-sul do Rio De Janeiro e de Minas Gerais.
Na sexta e no sábado, a passagem desta frente fria espalha tempestades sobre o Sudeste e tende a organizar um canal de umidade que será capaz de mudar o tempo de maneira significativa em boa parte do estado de Minas Gerais, onde volumes elevados também podem ser registrados e gerar impactos até o domingo (24). A metade sul mineira fica em risco para transtornos e prejuízos.
A frente fria será mais forte e tende a organizar núcleos mais profundos de chuva sobre a Zona da Mata Mineira devido à maior proximidade com o Rio de Janeiro, que tende ser o mais atingido pela chuvarada. O volume de chuva previsto em território mineiro, no entanto, é menor comparado ao Rio, o que não significa que transtornos e prejuízos não possam ser registrados, então a população também precisa ficar atenta aos volumes que podem chegar ao menos à casa dos 170 milímetros.
Apesar disso, vale ressaltar que outras regionais de Minas também podem ser impactadas por esse episódio de chuva extrema nos próximos dias. No Triângulo Mineiro são esperados acumulados em torno de 120 milímetros até o domingo, o que pode gerar alagamentos, enchentes e até erosão do solo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), na região de Poços de Caldas. Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Notícias de Poços de Caldas, Região, do Brasil e do Mundo, de forma moderada e autêntica.
O Autêntica Mídia te deixa informado sem te encher de notificações e imagens.
Não tenha a preocupação de receber algum conteúdo impróprio, nossos administradores fazem as publicações e estão atentos.
💬VENHA PARA O GRUPO DO AUTÊNTICA MÍDIA NO WHATSAPP💬
https://chat.whatsapp.com/Iwj35y6YHbk8uC0yZKrjc8
FONTE: INMET/CLIMATEMPO