A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponemo Pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (primária, secundária, latente e terciária). Em Poços, no ano de 2022, foram 120 casos de sífilis adquirida, 34 casos em gestantes e 7 casos de forma congênita em menores de um ano.
“Estamos observando um aumento de casos de sífilis em Poços de Caldas, o que é muito preocupante. Pois é um problema de saúde pública e o acesso adequado aos serviços de saúde, à testagem e ao tratamento no pré-natal refletem no aumento de diagnóstico. Se mais pessoas fossem testadas, mais casos poderiam ser detectados e tratados, evitando o risco de sífilis congênita. É muito melhor que a mulher descubra antes da gravidez, para a gestação ser tranquila e evitar a transmissão para o bebê. O diagnóstico evita o desenvolvimento de sintomas graves e corta a cadeia de transmissão”, afirma a Coordenadora do Programa IST/AIDS, Sirley Oliveira.
A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e ou morte do recém-nascido.
A benzilpenicilina benzatina é o medicamento de escolha para o tratamento da sífilis, sendo a única droga com eficácia documentada durante a gestação.
Considera-se tratamento adequado para a gestante o uso de penicilina benzatina na dosagem de 2.400.000 UI para casos de sífilis recente e 7.200.000 UI para casos de sífilis tardia.
Notícias de Poços de Caldas, Região, do Brasil e do Mundo, de forma moderada e autêntica.
O Autêntica Mídia te deixa informado sem te encher de notificação e imagens.
Não tenha a preocupação de receber algum conteúdo impróprio, nossos administradores fazem as publicações e estão atentos.
💬Compartilhe nosso canal com familiares e amigos 💬 https://whatsapp.com/channel/0029Va4Tq1XHAdNXasqyAP0j
FONTE/FOTOS — ASCOM PREFEITURA POÇOS DE CALDAS