No último final de semana, aconteceu a última etapa da Maratona Rota do Vulcão, competição de mountain bike XCM, no Bortolan. O festival teve presença de grandes nomes do esporte, palestras, passeios, shows e outras atividades, além da competição dos atletas. A prova ocorreu no domingo (20), com 350 participantes.
Na categoria XCM, os terrenos são uma mescla de terra, trilhas e asfalto, com longas distâncias. Na Rota do Vulcão, houve percursos de 32 e 45 km. Os vencedores na categoria elite foram Sherman Trezza de Paiza, no masculino, e Raphaella Pelaquim, no feminino.
Na sexta e no sábado houve palestras relacionadas ao esporte, exposições, área gastronômica, passeios ciclísticos e apresentações musicais. O evento teve patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e foi organizado pela Associação de Ciclistas de Poços de Caldas. “A prova foi um espetáculo. Batemos recorde de público de participantes. Apesar da chuva, dessa vez não atrapalhou, baixou o pó e fez com que os ciclistas fizessem a prova mais rápido”, diz o coordenador Arison Siqueira, da ACPC.
Segundo ele, a maratona se reafirma como evento definitivo do calendário da cidade. “A Maratona Rota do Vulcão tomou um rumo sem volta. Ano a ano os atletas vêm esperando a data para poder participar do evento. Os estafes realizaram um excelente trabalho, desde a marcação da prova até o apoio durante a prova e evento”, avalia.
Em julho deste ano, Poços sediou ainda a Maratona Rota do Vulcão XCO, com percurso dentro do Country Club e do Horto Municipal, cheio de obstáculos.