Close Menu
  • Homepage
  • Anuncie
  • Blog
    • Seus Direitos: Direito Imobiliário: Regularização de Imóveis
    • Podcasts
    • Esquerda em declínio
  • Quem Somos
maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« abr    
Novidades!!!

Festival Encenação apresenta programação gratuita em Andradas e Machado

19 de maio de 2025

Viridis apresenta projeto de criação de centro de pesquisa em terras raras em Poços de Caldas

19 de maio de 2025

Convite para Audiência Pública. Processo de Licenciamento Ambiental da Viridis Mineração LTDA.

15 de maio de 2025
Não Perca

Comissão das Águas da Câmara de Vereadores de Poços de Caldas debate mortandade de peixes em barragem da INB

Cidade 22 de agosto de 2023
Spread the love

Aconteceu na segunda-feira, 22, de forma online, a reunião da Comissão das Águas da Câmara…

Clínica Médica da Santa Casa apresenta três trabalhos científicos durante o “HEMO 2023” 

7 de novembro de 2023

Associação Poços Sustentável recebe o 8º ACTION 2023 da Alcoa

22 de novembro de 2023

Polícia Militar lança Operações Natalina 2023

25 de novembro de 2023
X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
Facebook X (Twitter) Instagram
Autêntica MidiaAutêntica Midia
Subscrever
  • Homepage
  • Anuncie
  • Blog
    • Seus Direitos: Direito Imobiliário: Regularização de Imóveis
    • Podcasts
    • Esquerda em declínio
  • Quem Somos
Autêntica MidiaAutêntica Midia
Início » Blog » Jovens de 16 a 18 anos podem tirar 1º título de eleitor até 8 de maio
Geral

Jovens de 16 a 18 anos podem tirar 1º título de eleitor até 8 de maio

Eleitores poderão votar para prefeito, vice-prefeito e vereador
RedaçãoBy Redação3 de abril de 2024Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Spread the love

Jovens de 16 a 18 anos que querem participar das eleições municipais deste ano têm até 8 de maio para tirar o título eleitoral, que habilita o cidadão ou a cidadã a exercer o direito do voto. Em outubro, as eleições serão para escolher os representantes que ocuparão pelos próximos quatro anos os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador dos municípios.

Entre 18 a 22 de março, a Justiça Eleitoral realizou a Semana do Jovem Eleitor 2024 e nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a campanha dedicada a estimular o voto dos jovens, com o tema Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história. A ações especiais em escolas, com foco no público jovem também estão sendo desenvolvidas.

Na interação com este público, a Justiça eleitoral destaca que a cidadã ou o cidadão que participa do processo eleitoral fortalece a democracia. “Ao votar, cidadãs e cidadãos podem ajudar a mudar o futuro da sua cidade e do seu estado. Por isso, a eleição é tão importante!”.

Nas eleições presidenciais de 2022, a cantora Anitta e outros famosos, como a atriz Bruna Marquezine, os cantores Zeca Pagodinho, Luísa Sonza, Carlinhos Brown e até o ator norte-americano Mark Ruffalo, incentivaram jovens de 16 e 17 anos – que ainda não tinham título de eleitor – a tirar o documento e comparecer às urnas naquele pleito. De acordo com o TSE, em 2022, 2.116.781 eleitoras e eleitores com 16 e 17 anos emitiram seu título de eleitor e se tornaram aptos a votar. O número representou um crescimento de 51,13% em relação às eleições majoritárias de 2018.

Primeiro título de eleitor

O procedimento de alistamento eleitoral pode ser feito pela internet, por meio do sistema de sistema autoatendimento TítuloNet. Ao acessar o sistema, o jovem deve selecionar a opção “não tenho”, na guia “Título de eleitor”, somente se nunca tiver tirado o título. Posteriormente, deverá preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número da carteira de identidade e local de nascimento.

Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto.

Na hora da foto, o futuro eleitor não deve usar qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão da face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.

Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. E os eleitores homens com idade entre 18 e 45 anos devem enviar ainda o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.  Todas as imagens devem estar totalmente legíveis. Caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.

Após o envio da solicitação, a emissão do documento pode ser acompanhada pela internet. A Justiça eleitoral explica que basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento. Depois, o cidadão deve procurar o cartório eleitoral mais próximo para emitir seu título eleitoral.

Após a solicitação pelo Autoatendimento Eleitoral, o futuro eleitor tem até 30 dias para fazer seu cadastramento biométrico no cartório eleitoral mais próximo. Após esse procedimento, a versão digital do título eleitoral pode ser baixada no aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets.

O voto

Qualquer brasileira ou brasileiro acima de 16 anos tem o direito de votar e participar do processo de escolha de seus representantes. Para os menores de 18 anos, o voto é facultativo, assim como para idosos com idade acima de 70 anos.

Vale lembrar que adolescentes de 15 anos que completam 16 anos até 6 de outubro, a data do primeiro turno das eleições deste ano, já podem solicitar a primeira via do título. Ao completar 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório e, se não tiver o título ou não comparecer às urnas, o cidadão pode ter problemas para emitir outros documentos, como passaporte, CPF, e até mesmo para se matricular em instituições de ensino.

A justiça eleitoral tem um site dedicado ao jovem eleitor para esclarecer dúvidas e incentivar o exercício da cidadania por meio do voto.

Notícias de Poços de Caldas, Região, do Brasil e do Mundo, de forma moderada e autêntica.
O Autêntica Mídia te deixa informado sem te encher de notificações e imagens.
Não tenha a preocupação de receber algum conteúdo impróprio, nossos administradores fazem as publicações e estão atentos.
💬VENHA PARA O GRUPO DO AUTÊNTICA MÍDIA NO WHATSAPP💬
https://chat.whatsapp.com/Iwj35y6YHbk8uC0yZKrjc8

FONTE: ASCOM AGÊNCIA BRASIL

Cartório Eleitoral Eleição 2024 Título Eleitor
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Avatar
Redação
  • Website
  • X (Twitter)

Related Posts

Convenção formaliza pré-candidaturas de Ulisses a prefeito, do vice Rovilson e de 100 vereadores

4 de agosto de 2024

Sine oferece cerca de 150 vagas de emprego

12 de junho de 2024

Apae recebe verba de R$ 400 mil do Deputado Federal Ulisses Guimarães e irá construir cobertura da quadra e reformar telhado

12 de junho de 2024
Leave A Reply Cancel Reply

Quem Somos
Somos a revista eletrônica Autêntica Mídia, destinada ao público em geral sobre assuntos relacionados ao cotidiano da cidade, trazendo discussões, debates e entrevistas de alto nível sobre os mais variados assuntos que produzem reflexos diretos na vida de toda população.
Nossas Redes Sociais
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • WhatsApp
Verdão Imobiliária. Negócios imobiliários com transparência e dedicação.

X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Home
© 2025 Autêntica Mídia. Designed by Autêntica Mídia.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.