No último sábado, dia 23 de setembro, a cidade de Poços de Caldas, celebrou a quinta edição do Festival Paralímpico, um evento que se consolidou como um verdadeiro sucesso e um exemplo de integração e solidariedade.
O Festival Paralímpico é uma iniciativa que reuniu 230 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, com idades entre sete e dezessete anos, proporcionando a elas um ambiente propício para a integração e socialização. Este evento se encaixa perfeitamente na semana que celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, em 22 de setembro, e o Dia Paralímpico, em 21 de setembro, destacando a importância da inclusão e da prática esportiva para pessoas de todas as habilidades.
O evento deste ano foi um grande sucesso, oferecendo uma semana fantástica de atividades esportivas e integração. Além do festival, a equipe de Poços de Caldas também está se apresentando para a competição da série A do Campeonato Brasileiro de Goalball, que reúne as quinze melhores equipes do país. Esse compromisso com o esporte adaptado demonstra o envolvimento da cidade em promover a inclusão e o desenvolvimento de talentos paralímpicos.
Leonardo Rodrigues de Souza, presidente do CIDEP (Centro de Inclusão e Desenvolvimento do Esporte Para Todos), destacou a importância do esporte e das atividades físicas para pessoas com deficiência, agradecendo aos parceiros e patrocinadores que realizaram o evento possível. O convênio Poços Paralímpico e o Projeto Superar Limites, incentivados por Donato Hospital de Olhos, o Projeto Tô no Jogo e o Desafiando Limites, incentivados pela Unimed Poços, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e o Programa Estadual de Fomento ao Paradesporto, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, recebeu o apoio institucional da ADEFIP, AADV-PC e APAE, mostrando o envolvimento de toda a comunidade na promoção do esporte inclusivo.
Neste quinto ano consecutivo do Festival Paralímpico de Poços de Caldas, duas empresas se destacaram por sua participação ativa e compromisso com a comunidade: a Alcoa e a Ferrero. Ambas as empresas que investiram tempo e recursos para promover a saúde e o esporte entre as crianças e adolescentes da região.
A Alcoa, mobilizou cerca de quarenta colaboradores que se uniram para proporcionar momentos inesquecíveis às crianças presentes no evento. Além disso, a empresa fez uma doação significativa de dez mil reais para melhorias na instituição do CIDEP. Essa doação reflete o compromisso da Alcoa em apoiar iniciativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade local.
Já a Ferrero através do programa “Joy of Moving” também participou do evento que inspira crianças e jovens a terem hábitos saudáveis, por meio de jogos e brincadeiras, além de desenvolver habilidades-chave. A alegria do movimento muda espontaneamente o foco do desempenho para a diversão, da competição para a cooperação.
Para o prefeito, Sérgio Azevedo, o Festival Paralímpico de Poços de Caldas é um exemplo inspirador de como o esporte e a solidariedade podem se unir para criar oportunidades de inclusão e desenvolvimento para todos, independentemente das limitações físicas. A comunidade de Poços de Caldas demonstra que juntos podemos alcançar grandes conquistas e construir um mundo mais inclusivo e igualitário.
TEXTO/FOTO: Ascom Pref. Poços