Desde à noite desta terça-feira, 10, uma campanha de doação de sangue é divulgada nas redes sociais em prol das vítimas do ataque a faca no Colégio Dom Bosco. Até o momento, segundo a Santa Casa de Poços de Caldas, manhã desta quinta-feira, 11, um menino de 13 anos e uma menina de 14 anos, passaram por cirurgia e estão em estado grave de saúde e seguem entubados com ventilação mecânica e as próximas horas serão determinantes para a evolução do quadro. A adolescente de 17 anos e monitora de van que defendeu alguns alunos, está estabilizada, não corre risco de morte com quadro mais estável dentre as vítimas.
Eles necessitam de uma quantia significativa de bolsas de sangue, o que é determinante para a melhora do quadro clínico. Além disso, este tipo de campanha acarreta influenciar mais pessoas a doarem, ainda mais, neste período próximo de feriado, quando cai o número de potenciais doadores.
Porém, vale salientar, que para doar tem que fazer um agendamento e estar com a saúde em dia. A coordenadora da Fundação Hemominas em Poços de Caldas, doutora Cibele Spina, foi às redes sociais e explicou como pode ser feita. “Peço que todos ajudem, mas é importante que todos façam o agendamento pelo site ou pelo aplicativo. Assim fazemos um atendimento organizado. O sangue é perecível e atendendo 200 ou 300 pessoas, não conseguimos consumir este sangue em tão pouco tempo. Por isso é muito importante o agendamento, para fazer a reposição e ter um atendimento organizado. Claro, reforçar que todos os dias a Fundação Hemominas precisa de sangue”, alerta Cibele.
Como Doar
Para realizar a doação, primeiramente deve entrar no site do agendamento hemominas.gov.br.
Entre os critérios básicos:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização disponível no link: doação 16 e 17 anos. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior.
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar bem descansado no momento da doação;
- Estar alimentado – após almoço, jantar ou refeições mais gordurosas, deve-se aguardar três horas para efetuar a doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
- Não ter sido exposto à situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Não ter tido hepatite após os 11 anos;
- Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
HEMOCENTRO FICA NA Av. José Remígio Prezia, 303 – Jardim dos Estados, Poços de Caldas – MG.
Telefone – (35) 2101-9300
Horário de Funcionamento
Segunda, terça, quinta e sexta-feira: 7h às 11h30
Quarta-feira: 7h às 11h30 e 16h às 20h
Primeiro sábado do mês: 7h às 11h30
Contato
poc.captacao@hemominas.mg.gov.br