Um apagão atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira (15). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga.
Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência continuam sendo apuradas.
A recomposição foi iniciada em todas as regiões e, até às 9h16, seis mil MW já foram recompostos, informou a ONS.
O apagão começou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília – quando é interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.
A DME Distribuição informa que a interrupção não programada ao fornecimento de energia elétrica, afetou vários circuitos da rede elétrica, provocando falta de energia em Poços de Caldas que estão sendo restabelecidas. Mais de 7 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, provocando falta de energia em parte da zona leste, parte da zona oeste e parte da região central da cidade.
Como a distribuidora pertence ao Sistema Interligado Nacional (SIN) houve alguma ocorrência de maiores proporções no país, o que oscilou o Sistema.
Conforme estabelecido pelo ONS (Operador Nacional do Sistema), quando isso acontece, atua o Esquema Regional de Alívio de Carga, para desligar alguns dos alimentadores existentes preventivamente. O fornecimento já está sendo normalizado na cidade.
Energia elétrica foi restabelecida em todas as capitais
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que 6 horas depois do início da interrupção de energia na maioria do país, a maioria dos 16 mil megawatts (MW) que haviam sido interrompidos por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira (15) já foi restabelecida. Conforme o ONS, ao todo foram recompostos 13,5 MW, até as 12h25.
As regiões Norte e Nordeste são as que ainda não estão com toda a carga recomposta, com 55% e 81% respectivamente. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a carga foi recomposta integralmente, assim como em todas as capitais.
Segundo o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, a resposta do Ministério de Minas e Energia foi rápida e efetiva. “Eu fiquei sabendo logo em seguida, às 8h30 da manhã, e as providências foram tomadas rapidamente”, disse.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que estava no Paraguai em agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está retornando ao Brasil para acompanhar de perto, na sala de situação, a recomposição da carga de energia do país.
Alexandre Silveira detalhará o andamento da apuração sobre o problema e o trabalho de restabelecimento dos serviços, em entrevista marcada para a tarde desta terça-feira, no Ministério de Minas e Energia.