Nesta quarta-feira, 15 de novembro, em razão do feriado nacional do Dia da Proclamação da República, não haverá atendimento ao público na Prefeitura e autarquias. O expediente volta ao normal na quinta-feira, 16 de novembro, a partir das 8h. Confira como funcionarão os serviços públicos nos diferentes setores da Administração Municipal.
Saúde
As unidades básicas de saúde, os núcleos especializados e as farmácias municipais voltam a ter expediente normal também na quinta-feira, 16. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Margarita Moralles funcionam sem interrupção.
Testes de Covid podem ser feitos no Laboratório da Policlínica, na quarta, das 8h às 14h. No Margarita Morales o teste também poderá ser realizado, após consulta e avaliação com o médico de plantão.
Coleta de Lixo
A coleta de lixo acontecerá normalmente, sem interrupção de horários, inclusive a coleta de recicláveis, realizada pelas cooperativas.
Feiras e Ceasa
Todas as feiras livres funcionam normalmente no feriado. Para mais informações basta entrar em contato com a SEDET através do 3697-2060
O Centro de Abastecimento de Poços de Caldas (Ceasa), informa que não haverá comercialização na quarta e retorna na quinta-feira, dia 16.
Turismo
O Balneário Mário Mourão funciona normalmente no feriado. Quinta, sexta e sábado, de 7h às 19h e no domingo, de 7h ao meio-dia. As Thermas Antônio Carlos estão sob direção do governo do Estado de Minas. Informações sobre o funcionamento dos espaços podem ser obtidas no telefone (35) 3721-7731
O teleférico funciona todos os dias, de 9h às 18h. A administração do atrativo está a cargo da empresa CITUR, assim como os demais atrativos localizado no alto do Cristo, local hoje denominado Parque do Cristo. O acesso se dá também por estrada asfaltada. Recanto Japonês, Véu das Noivas e Fonte dos Amores, também sob a concessão da empresa, permanecem fechados para reformas.
A Secretaria Municipal de Turismo sugere, como opção de passeios para este feriado, além do teleférico e do Parque do Cristo, o roteiro de Turismo Rural, com diversas propriedades cadastradas e passeios a cachaçarias, fazendas de café, queijarias, fabricação de azeites, entre outros. Para mais informações, o turista deve se dirigir ao CIT, o Centro de Informações Turísticas, localizado na antiga estação ferroviária Fepasa/Mogiana.
Bancos
As agências bancárias não farão atendimento ao público no feriado nacional do Dia da Proclamação da República (15). No Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, as agências também não abrem nos estados e municípios onde a data é feriado.
Nos dias 16 (quinta-feira), 17 (sexta-feira) e 21 de novembro (terça-feira), os bancos abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os serviços de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo, como água, energia elétrica, telefone e os carnês com vencimento no dia 15 ou 20 poderão ser pagos, sem acréscimo, no primeiro dia útil depois do feriado.
O Dia da Consciência Negra não é um feriado nacional, mas seis estados têm feriado na data por lei estadual: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, além de cerca de 1.260 municípios, entre eles as capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). A data lembra a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695.
TEXTO/FOTO – ASCOM PREF. POÇOS / AGÊNCIA BRASIL