Desde o dia 23 de outubro fora do ar, após sofrer um ataque hacker, o diário oficial da prefeitura de Poços de Caldas, continua inacessível pelo site do município. Modo de ver as publicações são por algumas alternativas e uma delas é por um link compartilhado diariamente no portal https://pocosdecaldas.mg.gov.br/.
Conforme a nota oficial da prefeitura, a empresa contratada para fornecer o sistema de gestão, desde a ocorrência dos ataques e a empresa responsável está tomando as providências necessárias para reestabelecer o sistema e o município realizando as medidas cabíveis para a solução da questão. O possível crime cibernético foi devidamente registrado junto a Polícia Civil, para as apurações necessárias.
A Prefeitura oferece alternativas para a população ter acesso às informações importantes que normalmente são disponibilizadas no Diário Oficial. Através deste link https://pocosdecaldas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/14-11-2023.pdf.
Como diz a nota, a Polícia Civil investiga a suposta tentativa de invasão de hackers e entre os dados coletados pelos criminosos estão informações confidenciais sobre funcionários e sobre a própria administração municipal. A empresa disse que hackers teriam invadido o sistema da prefeitura e só devolveria caso fosse pago R$ 15 milhões para o resgate dos dados.
A gestão municipal informa que existe um HD de segurança, por isso, o serviço segue em funcionamento e a memória central está sendo realimentada com os dados que existiam no backup.
TEXTO/FOTO – ASCOM PREF. POÇOS