Sucesso nesta edição “Novos Centros”, a Mostra Integrada de Artes (MIA) 2023 conquistou a atenção do público e o olhar da população com as diversas ações gratuitas realizadas nos últimos dias, com as ocupações em vários espaços da cidade, fortalecendo os eixos da música, literatura, visualidades e performances, além do seu itinerário com oficinas formativas.
Na última sexta-feira e sábado, o videomapping no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas e nas Thermas Antônio Carlos, respectivamente, levaram centenas de pessoas a conhecer o trabalho que vem sendo realizado pela MIA em Poços de Caldas.
Já no domingo, a comunidade do bairro Santa Rita abraçou as ações da Mostra que aconteceram no Mirante, em um dia marcado para celebrar os 50 Anos da Cultura Hip-Hop no Mundo, em uma programação especial com a presença de diferentes artistas.
Ao longo desta semana, instituições sociais e escolas da rede municipal de ensino receberam um circuito de oficinas ministradas por pessoas pretas, fortalecendo a parceria da MIA com o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e Étnica (COMPIRÉ) para promoção da cultura afro ancestral.
Para esta sexta-feira (29), último dia da programação, a MIA promove um passeio gratuito e inédito com o trem turístico, que irá percorrer o centro da cidade, visitando alguns atrativos turísticos de Poços de Caldas, levando os passageiros a desembarcarem na Arena Cascatinha, local que acontecerá a ação #OcupaMIA, que tem na programação as visualidades dos artistas Humberto Alves, Kauana Benelli e Yas Colares, a Projeção Literária Margens, além das discotecagens dos Djs Isadbob, Crys Marques e Mancha.
“Estamos muito felizes com o impacto das nossas ações nos últimos dias. A ideia da MIA é estar em diferentes espaços da cidade, e para o último dia como atração especial pensamos em promover um itinerário gratuito com o trenzinho turístico de Poços. Os ingressos foram disponibilizados nas nossas redes e, para nossa surpresa e alegria, rapidamente se esgotaram. A mensagem desta ação é realmente mostrar que a cidade é nossa e que a população deve se apropriar em todos os sentidos os seus espaços. Acreditamos que será uma intervenção muito divertida e especial”, comenta Chiara Carvalho.
A MIA é idealizada pela Carvalho Agência Cultural e conta com equipe formada por Chiara Carvalho (direção geral e curadoria), Paulo Tothy (direção de arte e curadoria), Jéssica Balbino (curadoria literária e comunicação), Alyson Dias, Guilherme Teixeira e Isabela Vieira (assistentes de produção), Yas Colares (artista e arquiteta urbanista).
As ações são viabilizadas por editais de fomento à arte e à cultura, com apoio institucional e patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura, incentivo cultural do Hotel Golden Park (Rede Nacional Inn), além da parceria e apoio do Coletivo LGBTQIAPN+ Poços de Caldas, COMPIRÉ (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e Étnica), Margens, Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, Thermas Antonio Carlos, Retratar-te, Lujel – Locação de Tapumes e Andaimes, San Thiago Hotel e Hotel D’Oeste.
Para saber mais, siga as redes sociais @mia.mostradeartes e @carvalhoageciacultural.
SERVIÇO
‘MIA Novos Centros’ apresenta #OcupaMIA na Cascatinha
Data: 29 de setembro de 2023
Horário: 17h30 às 21h
Local: Arena Cascatinha (Av. Santo Antônio, em frente ao Poliesportivo Moleque César)
*gratuito