Realizado no dia 2 novembro 2024, no salão de eventos da APAE Poços de Caldas que foi palco da primeira edição do Baile do Ébano, evento idealizado pelo artista e produtor cultural Marcelo Oliveira e combinando música, dança e apresentações ao vivo, o evento teve como objetivo celebrar, valorizar e enaltecer a cultura negra, criando um espaço de expressão cultural autêntica.
O Baile do Ébano surgiu como uma proposta inovadora, integrando diversas formas de arte, como música, dança e escrita, e proporcionou um ambiente dedicado ao reconhecimento do talento de artistas locais e à valorização da cultura negra. O evento, realizado com o apoio e participação de artistas do coletivo cultural Ébano, foi uma experiência única que se conectou diretamente com as expectativas do público, ao mesmo tempo, trouxe novas perspectivas culturais, refletindo as transformações no cenário cultural e produtivo do Brasil.
Inspirado por influências das grandes capitais e festivais musicais, a primeira edição do Baile do Ébano teve como tema “Baile Charme e Musicalidades Negras”, resgatando o icônico Baile Charme do Viaduto de Madureira, além de reviver a tradição do Movimento Black Rio e incorporar elementos do hip hop.
A programação artística contou com uma série de intervenções, como a aula de dança Charme ministrada por Marcelo Oliveira, o varal de poesias da poetisa Helena Maria, performances de dança com Pamela Nogueira e apresentação de Zouk com Kézia Nunes e Luan Willian. O DJ Léo Pac foi responsável por animar a noite com um setlist que mesclou Black Music e MPB, tocando sucessos de artistas renomados como Alcione, Beyoncé e Gilberto Gil, e a cobertura fotográfica ficou por conta do fotógrafo João Ferreira, que capturou os momentos mais marcantes do Baile.
“O Baile do Ébano é um projeto em desenvolvimento, mas já estamos trabalhando para realizar novas edições em 2025, com temas inovadores. A cada edição, buscamos oferecer algo ainda mais conectado com os desejos do público.” Marcelo Oliveira, idealizador do Baile do Ébano.
O projeto Baile do Ébano tem o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas em parceria com APAE Poços de Caldas, e a colaboração dos artistas do Coletivo Cultural Ébano e da fotógrafa Letícia Opípari.