Poços de Caldas perdeu uma das artistas mais simbólicas da cultura e da cena LGBTQIA+ da cidade, Tine Taga, 34 anos, que faleceu na madrugada desta sexta-feira, 07, segundo as primeiras informações, decorrente de um infarto.
Tine, era cantora, musicista e atriz, uma multiartista que destacava no meio musical de Poços de Caldas e região, sendo conhecida pelo Bloco da Tine, um dos principais blocos de carnaval, fundado em 2019 e que reunia centenas de pessoas durante os seus desfiles. Ela marcou a cultura de poços-caldense na sua luta contra a homofobia e transfobia, abrindo espaço para os artistas LGBTQIA+.
A artista recebeu diversas homenagens nas redes sociais, como do Coletivo LGBTQIAPN+ que escreveu:
Mulher | Artista | Lendária
Hoje as cores estão em preto e branco, os brilhos, os paetês e as serpentinas estão guardados. A nossa alma de carnavalescos está de luto.
Tine você é gigante, referência, pessoa fronteiriça. Um ser humano ímpar, inarrável e incomensurável falar sobre a sua importância em nossa cidade.
O resgate da defesa, resistência e existência da luta Trans, através da sua arte. Fomentando o início de um dos movimentos mais lindos e históricos da nossa região com o @blocodatine ocupando espaços e lugares antes não alcançados através da voz potente, forte e corajosa.
Ao passo que nos bastidores sempre foi uma mulher doce, amorosa e com um coração acolhedor. A sua perda nos entristece, mas o seu legado jamais será esquecido.
Infelizmente você também se torna uma estatística triste, de uma população marginalizada, que vive num recorte social, que impede que mulheres incríveis como você sejam submetidas a uma expectativa de vida tão baixa.
Quantas outros hinos, quantos espetáculos, quantas pessoas que ainda não tinham escutado a sua música poderiam ter acesso, se você pudesse permanecer aqui conosco.
Apesar de tudo, você transformou sua dor, em arte. A transfobia em força motriz, que alavancou um movimento que sobrevive, resiste, existe. Hoje o mundo se despede de uma verdadeira estrela que jamais terá seu brilho apagado.Obrigado, por tudo. 🏳️⚧️❤️”
O velório acontecerá até as 15h, no Cemitério Parque, zona sul de Poços de Caldas, e o sepultamento será realizado nesta sexta-feira, 07, às 16h, no mesmo local.
Nós, Autêntica Mídia, lamentamos esta perda incomensurável para à cultura de nossa cidade e para comunidade LGBTQIAPN+ de Poços de Caldas. Tine Taga continuará grandiosa e sendo um exemplo e referência para os amantes da cultura. Ficam aqui, nossas condolências e muita força aos familiares, amigos e admiradores.
Notícias de Poços de Caldas, Região, do Brasil e do Mundo, de forma moderada e autêntica.
O Autêntica Mídia te deixa informado sem te encher de notificações e imagens.
Não tenha a preocupação de receber algum conteúdo impróprio, nossos administradores fazem as publicações e estão atentos.
💬VENHA PARA O GRUPO DO AUTÊNTICA MÍDIA NO WHATSAPP💬
https://chat.whatsapp.com/Iwj35y6YHbk8uC0yZKrjc8